Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Fonte:
Cartilha da Inclusão Escolar
Inclusão
Baseada em Evidências Científica 2014
Cartilha da Inclusão Escolar
As seguintes recomendações não devem de substituir a necessária formação continuada
dos professores em cursos específicos de TDAH.
Acomodações na sala de aula:
•
O aluno deve ser colocado para sentar próximo à área onde o professor permanece
o maior tempo e distante de outros locais que possam provocar distração
(janela, porta, etc.) ou de colegas inquietos e desatentos.
•
O aluno deve ser colocado para sentar perto de alunos que possam colaborar.
•
Na medida do possível, o professor deve se posicionar próximo ao aluno enquanto
apresenta a matéria. • Na medida do possível, o professor deve dar assistência
individual a este aluno, checando seu entendimento a cada passo da explicação e
usando seu caderno para dar exemplos.
•
Um quadro bem visível com as rotinas e comportamentos desejáveis em sala de
aula deve ser afixado próximo a esse aluno.
•
Somente o material necessário deverá ficar em cima da carteira. No caso de
crianças pequenas vale a pena guardar seu material e fornecer somente o
necessário.
O
aluno colaborador pode ser de grande
valia na inclusão de alunos com TDAH. Sua atuação deve ser elaborada pelo professor
tendo em vista as necessidades do aluno a ser incluído, suas habilidades,
dificuldades e grau de autonomia. Entre as possíveis ações do aluno colaborador
destacam-se o auxílio na motivação escolar, interação e inclusão no grupo social,
aprimoramento das funções executivas (objetivar, planejar, organizar, iniciar,
focar, perseverar, automonitorar, flexibilizar, inibir, regular e
operacionalizar) e metacognitivas (estratégias de aprendizagem, ouvir, anotar,
ler, compreender, redigir e pesquisar).
Apresentação das informações:
•
O professor deve tornar o processo de aprendizado o mais concreto e visual possível,
as instruções devem ser curtas e objetivas.
•
O aluno deverá receber instrução de forma segmentada, seriada (evitando-se
longas apresentações) e multissensorial, contemplando diferentes estilos de
aprendizagem (visual, auditiva e cinestésica).
•
Se o aluno tem dificuldades para fixar através do aprendizado visual, utilizar
recursos verbais, por exemplo, incentiva-lo a gravar as aulas para recordá-las
em casa.
•
Quando possível utilizar cores vivas nos diferentes recursos visuais.
•
Se assegurar de que o aluno escutou e entendeu as explicações e instruções.
•
Manter na lousa apenas as informações necessárias para o tema.
•
Antes de iniciar uma nova matéria utilizar alguns minutos para recordar a
matéria anterior. Desta forma criam-se elos entre os assuntos favorecendo a
atenção e fixação das informações na memória.
•
O professor pode usar o recurso de colocar um pequeno símbolo, algo como uma
estrela, no caderno do aluno durante a execução de atividades de sala de aula.
Assim quando o aluno chegar às estrelas ele poderá avisar o professor, que
passará a monitorar o seu progresso na atividade.
•
No livro, apostila, caderno ou provas, outros exercícios que não os executados
pela criança devem ser encobertos com uma folha para que o aluno se ocupe com
um exercício de cada vez.
•
Após uma pergunta, dar um tempo extra para reflexão. As atividades em sala de
aula e tarefas de casa do aluno com TDAH devem atender aos seguintes
princípios:
•
Os grupos de trabalho são bem vindos, mas evitar que tenham número maior do que
três alunos.
•
Designar responsabilidades e tornar o aluno com TDAH um ajudante de sala de
aula. Essa providência pode ser muito útil para atenção, autoestima e inibição
comportamental.
•
O aluno com TDAH deve receber as informações e executar suas tarefas em grau de
dificuldade adequado para suas necessidades (sucesso alcançável).
•
Simplificar e dividir instruções complexas, tornando-as mais concretas e
atreladas a conhecimentos prévios, relevantes e da vida diária do aluno.
•
Tempo mínimo (evitando que o aluno abandone a atividade antes de tentar
finalizá-la) e tempo extra para a execução das atividades devem ser previamente
estabelecidos pelo professor.
•
Coibir hábitos de multitarefas (executar várias tarefas ao mesmo tempo dividindo
a atenção entre elas) em casa e na sala de aula.
•
O uso de recursos tecnológicos (computador, tablet, calculadora, corretor
ortográfico, etc.) na realização das atividades de sala de aula e tarefas de
casa pode ser de grande ajuda.
•
Os trabalhos de maior duração devem ser divididos em segmentos, podendo ser
entregues em várias etapas.
• Quando houver acesso à internet, o professor
pode auxiliar o aluno enviando para ele anotações e resumos das aulas dadas,
bem como lembrá-lo das tarefas de casa.
•
O aluno colaborador pode auxiliar o aluno com TDAH checando suas tarefas de
casa e anotações de sala de aula.
As avaliações do aluno com TDAH devem
atender aos seguintes princípios:
•
O professor deve priorizar o progresso individual do aluno com TDAH, tendo por
base um Plano Educacional Individualizado e a valorização de aspectos
qualitativos ao invés de quantitativos.
•
É recomendado que ao invés de poucas avaliações cobrando um grande conteúdo de
informações, seja realizado maior número de avaliações com menor conteúdo de
informações (segmentação).
•
Quando achar necessário, o professor pode ler as perguntas para o aluno,
aplicar avaliação oral ao invés de escrita ou avaliações a serem realizadas em
casa ao invés de na escola.
•
Na medida do possível permitir que o aluno faça suas avaliações em lugar com
menos estímulos que possam comprometer sua atenção.
•
Tempo mínimo (evitando que o aluno abandone a avaliação antes de tentar
finalizá-la) e tempo extra podem ser previamente estabelecidos pelo professor
quando assim achar necessário.
•
O aluno deve poder consultar livros e outros recursos durante a realização das
avaliações.
•
O aluno não deve ser avaliado pela sua caligrafia.
Para o
melhor desenvolvimento da capacidade de organização do aluno com TDAH, os
seguintes princípios devem ser seguidos:
•
O aluno deve poder levar para casa o material didático utilizado na escola.
•
Agenda ou fichário pode ser um bom instrumento para ajudar o aluno a se
organizar. O professor deve pedir a ele para anotar os deveres e recados, bem
como certificar-se de que ele o fez.
•
O professor deve manter os pais informados na frequência necessária para o
aluno em questão (diária, semanal ou mensal).
•
Em casa, os pais devem auxiliar o professor no desenvolvimento das habilidades
de organização da criança.
•
Através do consentimento dos pais do aluno colaborador, os pais do aluno com
TDAH poderão com ele se comunicar para checar as tarefas e trabalhos de casa.
Comportamento:
•
O aluno deve ser frequentemente informado sobre seu comportamento para
desenvolver sua capacidade de automonitoramento.
•
O aluno deve fazer um “contrato” com o professor e os pais se comprometendo em
reduzir os comportamentos inapropriados e de aumentar os apropriados. Correspondendo
as regras do “contrato” receberá recompensas imediatas pelos comporta- mentos
adequados e sucessos alcançáveis.
•
O professor pode usar sinais não verbais para o aluno manter a atenção na lição
(como colocar a mão na sua carteira) evitando chamar a atenção de outros
alunos.
•
O professor deve ajudar a criança nos momentos mais críticos como no trânsito
de uma sala de aula para outra, na hora do recreio e das refeições.
•
Programar pausas e outras recompensas para atitudes adequadas, como se
comportar bem e permanecer atento à aula. O importante é que essas recompensas
não sejam distantes, ocorram em curto prazo.
Autoconceito e vida emocional:
•
O professor não deve enfatizar os fracassos do aluno com TDAH ou comparar seu
desempenho ao de seus colegas.
•
Promover encorajamento verbal e motivação (“você consegue fazer isto!”).
•
O aluno deve ter uma pessoa de referência na escola para lhe oferecer apoio e
acolhida em momentos críticos relacionados aos seus comportamentos e ou
emoções.
•
O aluno deve receber elogios e oportunidades para desenvolver seus talentos e
habilidades especiais.
•
O aluno deve ter a oportunidade de se mover mais frequentemente que os demais
alunos da classe.
•
Os pais devem ser frequentemente informados pelo professor a respeito dos
comportamentos do aluno.
•
O professor deve se reunir com o aluno toda se- mana, oferecendo a oportunidade
dele verbalizar suas dificuldades, progressos, ansiedades, etc.
Por último a capacitação permanente para professores
e fundamental para conseguir o apoio metodológico necessário para o sucesso da
inclusão educativa.
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