Algumas palestras e cursos ministradas em colégios, empresas e eventos culturais e científicos.
1. Problemas de aprendizagem e conduta. Ferramentas e estratégias educativas para uma educação inclusiva eficaz.
2. Problemas psicológicos e Neuropsicológicos (emocional-comportamental) mais frequentes em crianças e adolescentes
Informação e adaptações necessárias no contexto familiar e escolar ante os transtornos mais frequentes em crianças e adolescentes.
- Medos, angústia, ansiedade
- Tristeza
- Hiperatividade
- Falta de atenção
- Baixa autoestima.
- Agressividade, desobediência.
- Baixo rendimento escolar.
3. O poder transformador das palavras. Mediação e resolução de conflitos
O cambio nos comportamentos implica uma reflexão sobre os padrões de comunicação nas relações humanas.
4. Disciplina positiva e limites. Alternativas ao castigo
O castigo não é um bom método para educar às crianças, no entanto, muitos pais se veem obrigados a aplica-lo por não contar com métodos alternativos. Neste módulo serão oferecidas as técnicas educativas eficazes como alternativa ao castigo.
5. Resolução conjunta de conflitos, mediação e educação em valores.
O método participativo ensina às crianças a buscar eles mesmas soluções aos
conflitos, estimulando a capacidade de pensamento, de trabalho em equipe
(pensar juntos) e a capacidade empática; de se pôr no lugar dos outros.
6. Reorientar comportamentos com disciplina positiva
Técnicas e estratégias saudáveis para reorientar condutas inadequadas.
7. Comunicação e manejo de emoções. Inteligência emocional.
Serão ensinadas as bases fundamentais para melhorar a comunicação e para manejar as emoções.
8. Coaching Pessoal.
Apoio comportamental positivo nas famílias, escolas e empresas
6. Reorientar comportamentos com disciplina positiva
Técnicas e estratégias saudáveis para reorientar condutas inadequadas.
7. Comunicação e manejo de emoções. Inteligência emocional.
Serão ensinadas as bases fundamentais para melhorar a comunicação e para manejar as emoções.
8. Coaching Pessoal.
Apoio comportamental positivo nas famílias, escolas e empresas
Programa Conviver -TDAH

TDAH detecção e estratégias de intervenção na escola
Destinado a professores, pais e profissionais da saúde mental
O Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH
é o transtorno mental mais freqüente em crianças de 5 a 10 anos, afetando 5%
dos menores em idade escolar, em qualquer estrato sociocultural. Em uma sala de
aula com 20 alunos no mínimo um deles poderá apresentar o transtorno, e na
maioria dos casos os problemas são atribuídos a outros fatores. Os problemas
relacionados com o TDAH afetam não somente o desenvolvimento saudável da
criança como também aos companheiros, aos pais e professores. Neste curso
introdutório se apresentam pautas concretas para a abordagem do TDAH na escola.

Conteúdo
1. Introdução ao TDAH
2. Psicopatologia e associação com outros transtornos
3. Critérios diagnósticos e diferenciais
4. Tratamento: Medicação e terapias psicossociais
5. Detecção na escola; signos y sintomas
6. Estratégias comportamentais de intervenção na escola e na família.
7. Dispositivos de trabalho em cooperação família-escola
Duração: A determinar com a institução
Local: Na instituição demandante
Curso ditado desde 2004 em diversas instituições em Catalunya, Valencia, Asturias, Madrid i Castilla y León na Espanha.
Projecto psicosocial finalista:
1. III Premio Josep M. Rueda 2004 del Área de Bienestar Social de la Diputación de Barcelona, Catalunya, España.
2. II Premio de
Investigación en Salud Mental Infantil y Juvenil. 2006 de la Fundación
Orienta, Barcelona, Catalunya, España.
3. Premio al mejor trabajo
científico en la XVIII Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania
III Colóquio Internacional de Saúde Mental do Semi – Árido. 2010.
Centro de Atenção Psicossocial-Caps de Quixadá, Ceará, Brasil.
Generalitat de CatalunyaDepartament d'Educació
Pla de formació permanent
O Programa Conviver do Prof. Fernando Bryt foi premiado em:
1. III Premio Josep M. Rueda 2004 del Área de Bienestar Social de la Diputación de Barcelona, Catalunya, España.
2. II Premio de Investigación en Salud Mental Infantil y Juvenil. 2006 de la Fundación Orienta, Barcelona, Catalunya, España.
3. Premio ao melhor trabalho científico na XVIII Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania III Colóquio Internacional de Saúde Mental do Semi – Árido. 2010. Centro de Atenção Psicossocial-Caps de Quixadá, Ceará, Brasil.
Generalitat de CatalunyaDepartament d'Educació
Pla de formació permanent