Programa Conviver
Serviço de Atendimento em Psicoterapia e Coaching na Escola
Prof. Fernando Bryt Trosman
Psicoterapeuta
Apresentação,
Objetivo
Este projeto tem o objetivo de oferecer aos integrantes da
comunidade educativa (professores, alunos, pais) do Colégio, psicoterapia,
Coaching e assessoramento com o especialista Prof. Fernando Bryt Trosman, sem
custo econômico para o Colégio e com custo reduzido para os integrantes da
comunidade educativa.
A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação
dos conhecimentos da psicopatologia clínica.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as
dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode
assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios
psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento
e conflitos interpessoais.
A psicoterapia é também um espaço favorável
ao crescimento e amadurecimento, um espaço privilegiado para criar
intimidade consigo mesmo, para estabelecer diálogos construtivos
e transformar padrões estereotipados de funcionamento,
restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função
de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com
instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida.
O çoaching entretanto e um espaço de curta duração,
estritamente pragmático para resolver problemas concretos, específicos focando
em objetivos tanto profissionais como pessoais.
Justificação
Comumente os conceitos de Saúde e Educação são compreendidos
e praticados como áreas bem distintas no desenvolvimentos das pessoas. Este
projeto realizado desde 2003 em varias cidades da Comunidade Autônoma de
Catalunha, na Espanha, que obteve várias subvenções e prêmios científicos, visa
aproximar dois campos do saber e atuar; a Saúde e a Educação, compreendidos
como dois caras de uma mesma moeda.
Quais são as vantagens da psicoterapia na escola?
Uma dificuldade diária que tem os profissionais da saúde
mental de crianças e adolescentes começa na hora do diagnóstico. Para efetuar
um diagnóstico certeiro o profissional deveria obter informação direto da fonte,
dos pais e dos professores e fazer observações do aluno no colégio. Mas este
critério técnico para realizar o diagnóstico, poucas vezes é concretado,
fundamentalmente por falta de tempo do clínico para se deslocar ás escolas.
Se os critérios diagnósticos obrigam a um contato direto com
a escola, os critérios de tratamento também.
Os professores são considerados na Saúde Mental como agentes
primários de saúde ao mesmo nível que pais, tanto na prevenção como no
tratamento.
Nos transtornos mentais exteriorizados (que cursam
com problemas de comportamento) o sofrimento não se restringe ao
aluno, mas também ao companheiros e aos professores, e finalmente e ao grupo
como um todo e requerem ser atendidos em seu sofrimento.
Em caso de alunos o psicoterapeuta ficara em contato
permanente com os professores e com o psicólogo escolar para concretizar um
trabalho de equipo com intuito da melhoria da adaptação académica, social,
emocional e comportamental do aluno.
O psicoterapeuta terá a oportunidade de observação ao aluno
no ambiente natural do contexto escolar e trabalhar em contato permanente com
pais e professores.
As observações, intervenções, e assessoramentos aos
professores serão gratuitas para o Colégio, assim como as palestras com os
pais.
Procedimento
O Colégio difundirá o serviço para a comunidade educativa.
As primeiras entrevistas clínicas, preferencialmente, serão
dentro do Colégio.
Custo,
As observações, intervenções, e assessoramentos aos
professores são gratuitas para o Colégio, assim como as palestras com os pais.
As entrevistas psicoterapeutas tem um custo reduzido para os
integrantes da comunidade educativa.
O Prof. Fernando Bryt Trosman, é Psicólogo pela Universidad
de la República (Uruguay), Mestrado em Psicología pela Universitat Ramon Llull
(Catalunha, Espanha) e Doutorando em Psicologia pela Universitat de Barcelona
(Catalunha, Espanha), Ex-assessor do Departamento de Ensino do Governo da
Catalunha. Palestrante Internacional. Professor convidado na UECE pelo Curso de
Mestrado em Saúde Pública, com bolsa de extensão tecnológica da FUNCAP.
Fundador do Núcleo de Inovação e Pesquisa do Transtorno por Déficit de Atenção,
Hiperatividade e Problemas de Conduta – NIP/TDAH da UECE. Diretor da Unidade
TDAH Fortaleza, onde atende em orientação e coaching terapêutico
Contato
Anna Camila Rocha
Secretária
Secretária
Clínica de Psicoterapia TDAH Fortaleza
Fone (85) 3472.4715 / 8622.2131
Email: ferbryt@gmail.com
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