517320915023666

TDAH Fortaleza

TDAH Fortaleza. Psicoterapia e Coaching Fazemos indicações para especialistas de nossa confiança. ferbryt@gmail.com


Programa Conviver
Serviço de Atendimento em Psicoterapia e Coaching na Escola

Prof. Fernando Bryt Trosman
Psicoterapeuta

Apresentação,

Objetivo
Este projeto tem o objetivo de oferecer aos integrantes da comunidade educativa (professores, alunos, pais) do Colégio, psicoterapia, Coaching e assessoramento com o especialista Prof. Fernando Bryt Trosman, sem custo econômico para o Colégio e com custo reduzido para os integrantes da comunidade educativa.

A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da psicopatologia clínica.

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento e  conflitos interpessoais.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um espaço privilegiado para criar intimidade consigo mesmo, para estabelecer diálogos construtivos e  transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida.

O çoaching entretanto e um espaço de curta duração, estritamente pragmático para resolver problemas concretos, específicos focando em objetivos tanto profissionais como pessoais.


Justificação
Comumente os conceitos de Saúde e Educação são compreendidos e praticados como áreas bem distintas no desenvolvimentos das pessoas. Este projeto realizado desde 2003 em varias cidades da Comunidade Autônoma de Catalunha, na Espanha, que obteve várias subvenções e prêmios científicos, visa aproximar dois campos do saber e atuar; a Saúde e a Educação, compreendidos como dois caras  de uma mesma moeda.

Quais são as vantagens da psicoterapia na escola? 
Uma dificuldade diária que tem os profissionais da saúde mental de crianças e adolescentes começa na hora do diagnóstico. Para efetuar um diagnóstico certeiro o profissional deveria obter informação direto da fonte, dos pais e dos professores e fazer observações do aluno no colégio. Mas este critério técnico para realizar o diagnóstico, poucas vezes é concretado, fundamentalmente por falta de tempo do clínico para se deslocar ás escolas.
Se os critérios diagnósticos obrigam a um contato direto com a escola, os critérios de tratamento também.
Os professores são considerados na Saúde Mental como agentes primários de saúde ao mesmo nível que pais, tanto na prevenção como no tratamento.
Nos transtornos mentais exteriorizados (que cursam com  problemas de comportamento) o sofrimento não se restringe ao aluno, mas também ao companheiros e aos professores, e finalmente e ao grupo como um todo e requerem ser atendidos em seu sofrimento.

Em caso de alunos o psicoterapeuta ficara em contato permanente com os professores e com o psicólogo escolar para concretizar um trabalho de equipo com intuito da melhoria da adaptação académica, social, emocional e comportamental do aluno.
O psicoterapeuta terá a oportunidade de observação ao aluno no ambiente natural do contexto escolar e trabalhar em contato permanente com pais e professores.

As observações, intervenções, e assessoramentos aos professores serão gratuitas para o Colégio, assim como as palestras com os pais.

Procedimento
O Colégio difundirá o serviço para a comunidade educativa.
As primeiras entrevistas clínicas, preferencialmente,  serão dentro do Colégio.

Custo,
As observações, intervenções, e assessoramentos aos professores são gratuitas para o Colégio, assim como as palestras com os pais.
As entrevistas psicoterapeutas tem um custo reduzido para os integrantes da comunidade educativa.


O Prof. Fernando Bryt Trosman, é Psicólogo pela Universidad de la República (Uruguay), Mestrado em Psicología pela Universitat Ramon Llull (Catalunha, Espanha) e Doutorando em Psicologia pela Universitat de Barcelona (Catalunha, Espanha), Ex-assessor do Departamento de Ensino do Governo da Catalunha. Palestrante Internacional. Professor convidado na UECE pelo Curso de Mestrado em Saúde Pública, com bolsa de extensão tecnológica da FUNCAP. Fundador do Núcleo de Inovação e Pesquisa do Transtorno por Déficit de Atenção, Hiperatividade e Problemas de Conduta – NIP/TDAH da UECE. Diretor da Unidade TDAH Fortaleza, onde atende em orientação e coaching terapêutico


Contato
Anna Camila Rocha
Secretária

Clínica de Psicoterapia TDAH Fortaleza
Fone (85) 3472.4715 / 8622.2131