517320915023666

TDAH Fortaleza

TDAH Fortaleza. Psicoterapia e Coaching Fazemos indicações para especialistas de nossa confiança. ferbryt@gmail.com




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA-UECE
Centro de Ciências da Saúde.
Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho   
Núcleo de Inovação e Pesquisa em TDAH

Apresentação do Prof. Fernando Bryt Trosman

O Prof. Fernando Bryt Trosman é Psicólogo Clínico, cumpre funções de pesquisa e extensão como professor convidado na UECE pelo Curso de Mestrado em Saúde Pública, com bolsa de extensão tecnológica da FUNCAP.
O Prof. Fernando é fundador e coordenador do novo Núcleo de Inovação e Pesquisa do Transtorno por Déficit de Atenção, Hiperatividade e Problemas de Conduta – NIP/TDAH da UECE.

Ligado ao Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho que lidera o Prof. Jose Jackson Coelho Sampaio, as líneas de pesquisas do NIP/TDAH são:
  1.  Promoção da Saúde Mental na Comunidade Educativa.
  2.  Desenho, implementação e avaliação de programas de habilidades educativas para pais e cuidadores.
  3. Tratamento psicossocial de baixo custo para o TDAH e problemas de conduta desde uma perspectiva multimodal.
  4. Programa de terapia a través do esporte para crianças e jovens com TDAH.
Em parceria com a Universitat de Barcelona e o Hospital de Saúde Mental de Messejana-HSMM, atualmente é desenvolvida a pesquisa Eficácia de um programa de treinamento em habilidades educativas para pais e cuidadores de crianças com TDAH. A pesquisa integra um programa de atendimento multimodal junto ao Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência - NAIA do HSMM

As líneas de extensão do NIP/TDAH são:
  1. Sensibilização a população e as autoridades públicas, sobre a importância para a Saúde Pública da detecção a tempo e dos tratamentos adequados para o TDAH.
  2. Formação continuada para profissionais da saúde e da educação.
  3. Psico- educação a pais educadores e pediatras
  4. Assessoramento às instituições educativas públicas e privadas sobre as adaptações curriculares a ser feitas de acordo as necessidades educativas especiais do TDAH
  5. Assessoramento a outros entes públicos e privados sobre as modificações ambientais de acordo a lei em vigor sobre TDAH.

Atualmente é desenvolvido assessoramento técnico gratuito sobre TDAH ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Fórum Permanente sobre Educação Inclusiva dependente desta entidade.
A atividade acadêmica – científica do Prof. Fernando manifesta nas líneas de pesquisa e extensão está firmemente ligada a transferência tecnológica e adaptação a população brasileira do Programa Conviver desenvolvido na Espanha. O Programa Conviver é um projeto educativo, psicossocial, e comunitário, orientado a saúde mental dos menores e seu contexto próximo (família - escola). Tem o objetivo de prevenir e tratar transtornos de conduta, promovendo pautas de educação saudáveis, dotando aos pais e professores de ferramentas e habilidades para a educação moral - emocional de seus filhos e alunos.

Na fase III o programa foi adaptado para famílias com crianças com TDAH em situações de extrema pobreza e marginalização social, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil e se estudará a sua eficácia para a população específica. 
  









UNIVERSIDAD DE BARCELONA
Facultad de Psicología
Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamientos Psicológicos


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA-UECE
Centro de Ciências da Saúde.
Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho.
  Núcleo de Inovação e Pesquisa em TDAH



Eficácia de um programa de treinamento em habilidades educativas para pais e cuidadores de crianças com TDAH.


Pesquisador principal
Prof. Fernando Bryt Trosman 

Assessores - Tutores
Prof. José Jackson Coelho Sampaio-UECE
Prof. Dr. Juan Antonio Amador Campos-UB

SUBVENÇÃO

Bolsa de Extensão Tecnológica.
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP