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TDAH Fortaleza

TDAH Fortaleza. Psicoterapia e Coaching Fazemos indicações para especialistas de nossa confiança. ferbryt@gmail.com










Habilidades educativas para pais e educadores
Presencial ou a distância

       Na tarefa de educar nossos filhos, além das alegrias, do amor e das gratas surpresas cotidianas, enfrentamos os conflitos. Às vezes, nos sentimos culpados ou inseguros em nosso papel educativo. Os pais temos um papel fundamental na educação sócio - emocional de nossos filhos, porém, não recebemos capacitação. 

   Neste curso de habilidade educativas os pais participantes aprendem ferramentas e habilidades educativas para melhorar a comunicação familiar e assumir um papel positivo na educação de seus filhos, deixando de insistir nas carências e dificuldades para passar a focar na aprendizagem de novas competências e no treinamento eficaz de estas.

Presencial ou a distância

Presencial:
Destinado a colégios, associações ou grupos de pais. Se organiza a demanda.

distância:
Para qualquer mãe, pai ou educador. O material escrito de cada módulo de aprendizagem é enviado por email  ao participante que irá compartilhando as tarefas e experiências em grupo online supervisados por o equipe do Prof. Fernando Bryt. Tem a opção de ter uma consulta individual presencial ou mediante video-conferencia.  


Ao finalizar o último módulo será entregue o certificado do curso. 

Investimento:

Opção 1. Curso a distância com uma consultoría por cada modulo por email: 
150,00 reais  


Opção 2. Curso a distância com uma entrevista individaul por video-conferencia além das consultorías: 
200,00 reais

Opção 3. Curso a distância com uma entrevista individual presencial além das consultorías:
250,00 reais




Tipo de curso




Os resultados positivos foram demonstrados em avaliação científica- acadêmica (Bryt, F, 2008)





O programa foi desenvolvido na Comunidade Autônoma de Catalunha, na Espanha, com o nome de Programa Convivir
  Desde 2004 até 2009 o programa teve um impacto em 1150 crianças e suas famílias em distintas cidades catalãs. Formou parte do Pla de Formació Permanent de Generalitat de Catalunya, Departament d'Educació. Foi finalista do III Prêmio Josep M. Rueda 2004 da Área de Bienestar Social de la Diputación de  Barcelona e  no II Premio de investigação em  saúde mental infantil e juvenil, 2006, da Fundação Orienta de Barcelona, Espanha. No Brasil recebeu o premio ao melhor trabalho científico na XVIII Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania III Colóquio Internacional de Saúde Mental do Semi – Árido. 2010. Centro de Atenção Psicossocial-Caps de Quixadá, Ceará, Brasil.
   O programa contou também com 23 subvenções de entidades públicas e privadas da Catalunha. Na fase III, o programa será adaptado para pais de crianças com TDAH na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil e será estudada sua eficácia para a população específica.

O Programa tem uma duração de 20 horas.

Metodologia dos encontros:
Através de exemplos cotidianos apresentados pelos próprios pais se proporciona, deforma clara e fácil de compreender, a informação fundamental para começar a gerar mudanças positivas nas condutas de pais e filhos e na relação com os menores. Além disso, os pais começam a aplicar em suas casas o que aprenderam nos encontros e têm a oportunidade de supervisá-los e de compartilhá-los com o grupo. 

Descrição do conteúdo dos módulos de aprendizagem

Módulo I.  Apresentações e elaboração das linhas de base
  Depois das apresentações os participantes definirão seus próprios objetivos para o programa, definirão as condutas a reorientar e serão capacitados para observar e tomar registros.
Objetivos
1.          Apresentação grupal dos participantes e descrição geral de seus filhos.
  • Reconhecimento da importância da presença dos participantes.
  • Escutar a demanda das famílias e suas expectativas sobre o programa.
2.          Apresentar o programa
  • Expor a importância e os limites do treinamento de pais.
  • Expor o as regras e o enquadre de trabalho.
3.          Elaboração das linhas de base
  • Treinar aos pais em observação e registro de condutas de acordo a esquema da análise funcional da conduta (abc).
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Informação sobre transtornos mentais em crianças e adolescentes

  • Diagnóstico
  • Tratamento
  • Impacto do transtorno na família e na escola
  • Adaptações necessárias no contexto familiar e escolar
Objetivos
1.        Explicar  o que são os Transtornos Mentais.
2.       Ajudar os participantes a construir uma percepção mais positiva de seus filhos com dificuldades e dos tratamentos.

Supervisão das tarefas para casa
  • Repassar os registros de observação das condutas.
  • Indicar como fazer chegar o material informativo para a escola.
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Módulo III.  O poder transformador das palavras e a prevenção de conflitos    
O cambio na conduta das crianças implica uma reflexão sobre os padrões de comunicação familiar e as próprias condutas dos pais em sua função educativa.
  • Identidade como pessoa – pai/mãe
  • Estilos educativos
  • Prevenção de conflitos e controle de estímulos.
Objetivos
  • Promover a auto-reflexão e a meta-cognição dos participantes sobre os modos de educar, comunicar-se e relacionar-se com seus filhos.
  • Identificar às possíveis causas da desobediência e do mau comportamento das crianças.
  • Estimular os pais a identificarem fatores que contribuem para um comportamento disruptivo possa aparecer e manter-se em suas famílias.
  • Sensibilizar sobre a importância das palavras dos pais e outras pessoas significativas na construção da identidade dos filhos.

Supervisão das tarefas para casa
  • Transformar as condutas problema (negativos) em objetivos pessoais positivos.
  • Reforçar dando atenção positiva no filho quando cumpra com as condutas objetivo.
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Módulo. IV.  Reorientar condutas com disciplina positiva
Serão ensinadas técnicas e estratégias saudáveis para reorientar condutas inadequadas. Trabalharemos a escolha, por parte dos pais, das técnicas adequadas a sua família, apoiados na análise funcional e sistêmica da conduta de pais e filhos.

Objetivos

Ensinar a técnicas de economia de fichas.

  • Reforço e custo de resposta.
  • Economia de fichas
  • Treinar em ordens efetivas.

Supervisão das tarefas para casa
Criação de uma estratégia de economia de fichas

Módulo V. Comunicação e manejo de emoções. Inteligência emocional.
As crianças aprendem a manejar suas emoções através do modelo que os adultos lhes dão em momentos difíceis. Serão ensinadas as bases fundamentais para melhorar a comunicação com os filhos e para manejar as emoções.

Objetivos                                           
Treinar os participantes em:
  • Comunicação construtiva
  • Comunicação de sentimentos
  • Escuta ativa
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas
Supervisão das tarefas para casa
Criação de momentos especiais de comunicação pais - filhos
Revisão da Estratégia de economia de fichas

Módulo VI. Alternativas ao castigo
O castigo utilizado freqüentemente como descarga emocional do adulto, o feito com arbitrariedade, não é um bom método para educar as crianças, no entanto, muitos pais se vêm obrigados a aplicá-lo por não contar com métodos alternativos. Neste módulo serão oferecidas as técnicas educativas que obtiveram êxito como alternativo ao castigo. 
Objetivos
  • Treinar os pais em conseqüências lógicas meritórias e reparadoras.
  • Ensinar a técnica do time out.
  • Técnicas de auto-controle.
  • Promoção da auto-estima.
Supervisão das tarefas para casa
Construção de lista de conseqüências lógicas.
Momentos especiais de comunicação pais – filhos.
Estratégia de economia de fichas.

Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas
Módulo VII.  Hábitos de autonomia e cooperação.
A aquisição de hábitos de autonomia constitui um ponto central no desenvolvimento psicossocial das crianças. Serão fornecidas ferramentas para ajudar as crianças a conseguirem hábitos saudáveis.
Objetivos
Sensibilizar os participantes da necessidade do desenvolvimento dos hábitos saudáveis:
  • Responsabilidade
  • Capacidade de decisão
  • Colaboração
  • Tarefas escolares
  • Rotinas
Supervisão das tarefas para casa
Repassar a lista de conseqüências lógicas.
Criar objetivos de hábitos saudáveis.
.
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas
Módulo  VIII.   Resolução de conflitos e educação em valores.
O método participativo ensina as crianças a buscarem eles mesmas soluções para os conflitos, estimulando a capacidade de pensamento, de trabalho em equipe (pensar juntos) e a capacidade empática de colocar-se no lugar dos outros.
Objetivo
Treinar o método de resolução participativa de conflitos como  uma ferramenta de cambio e de educação em valores.
Supervisão das tarefas para casa
A demanda
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Módulo IX. Trabalho em rede
O trabalho em rede baseia-se em criar vínculos pessoais e institucionais, aumentando os recursos para a satisfação das necessidades de todos os implicados.
Objetivos:  Informar e promover
  • As associações de pais como agentes de saúde
  • As entrevistas com o professor
  • Projetos escola – família
Supervisão das tarefas para casa
A demanda
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Módulo X.  Avaliação e fechamento.
Objetivos
  • Avaliar em forma grupal e individual a experiência
  • Marcar novas direções
  • Despedida
Duração 1 hora e 45 minutos – 2 horas

Desenvolvimento da criança (abordagem transversal)
Ao longo dos encontros serão trabalhadas as temáticas, acima assinaladas, contextualizadas nas diferentes etapas do desenvolvimento da criança e as mudanças que o desenvolvimento dos mesmos implica na família.

A implementação do programa conta com a supervisão e assessoramento presencial o a distancia por parte da equipe do Prof. Fernando Bryt.